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Informática e Educação


A Educação a Distância (EaD) compreende, de acordo com o Artigo 80 da LDB, “a forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.”


Na EaD lidamos com diversos tipos de mídias, de textos, de recursos gráficos e tecnológicos através da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e, por intermédio delas, inúmeras oportunidades de aprendizagem são possibilitadas, contemplando, assim, os diferentes perfis cognitivos e sociais de uma sala de aula virtual, favorecendo o aprendizado no tempo e espaço que for mais adequado para o cursista.


A utilização de recursos didáticos através de suportes tecnológicos no processo de ensino aprendizagem é uma das principais premissas presente na definição e na caracterização da EaD. O uso de diferentes mídias e suportes tecnológicos diversifica as possibilidades de construção do conhecimento e garante a interação entre os participantes de um curso, fortalece a autonomia para a autoaprendizagem e para a escolha de espaços e tempos para os estudos, permite a flexibilização, descentraliza o processo de ensino-aprendizagem, democratizando, assim, o acesso a diversos conhecimentos e possibilidades de formação integral.


De acordo com Teixeira e Araújo, "atualmente a informática vai muito além de servir simplesmente como ferramenta de trabalho, fazendo parte do dia-a-dia das pessoas de uma forma tão profunda que podemos falar em cyber cultura (LEVY, 2001), onde as relações pessoais acontecem através do computador e, dentro deste novo mundo, está em construção toda uma nova forma de comunicação."


Essa cyber cultura desafia
os profissionais envolvidos em educação de se tornarem indivíduos capazes de atender as mais variadas exigências. Isso faz com que o sistema educação seja cobrado, sendo exigido uma formação completa, onde o indivíduo seja capaz de lidar com as mais variadas situações. "Para isso, a escola tem de desdobrar-se para atender a grande demanda de exigências, e caso ela não dê conta de tais responsabilidades, essa escola será considerada incapacitada e inadequada para formar o cidadão capaz”. (TEIXEIRA, Núbia Poliane Cardoso. e ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de. Informática e Educação: Uma Reflexão sobre novas metodologias. Disponível em: http://www.hipertextus.net/volume1/artigo13-nubia-alberto.pdf)


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