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A
Educação a Distância (EaD) compreende, de acordo com o Artigo 80
da LDB, “a forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com
a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados,
apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados
isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de
comunicação.”
Na
EaD lidamos com diversos tipos de mídias, de textos, de recursos
gráficos e tecnológicos através da utilização das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) e, por intermédio delas, inúmeras
oportunidades de aprendizagem são possibilitadas, contemplando,
assim, os diferentes perfis cognitivos e sociais de uma sala de aula
virtual, favorecendo o aprendizado no tempo e espaço que for mais
adequado para o cursista.
A
utilização de recursos didáticos através de suportes tecnológicos
no processo de ensino aprendizagem é uma das principais premissas
presente na definição e na caracterização da EaD. O uso de
diferentes mídias e suportes tecnológicos diversifica as
possibilidades de construção do conhecimento e garante a interação
entre os participantes de um curso, fortalece a autonomia para a
autoaprendizagem e para a escolha de espaços e tempos para os
estudos, permite a flexibilização, descentraliza o processo de
ensino-aprendizagem, democratizando, assim, o acesso a diversos
conhecimentos e possibilidades de formação integral.
De
acordo com Teixeira
e Araújo, "atualmente a informática vai muito além de
servir simplesmente como ferramenta de trabalho, fazendo parte do
dia-a-dia das pessoas de uma forma tão profunda que podemos falar em
cyber cultura (LEVY, 2001), onde as relações pessoais acontecem
através do computador e, dentro deste novo mundo, está em construção
toda uma nova forma de comunicação."
Essa
cyber cultura desafia os
profissionais envolvidos em educação de se tornarem indivíduos
capazes de atender as mais variadas exigências. Isso faz
com que o sistema educação seja cobrado, sendo exigido uma formação
completa, onde o indivíduo seja capaz de lidar com as mais variadas
situações. "Para isso, a escola tem de desdobrar-se para
atender a grande demanda de exigências, e caso ela não dê conta de
tais responsabilidades, essa escola será considerada incapacitada e
inadequada para formar o cidadão
capaz”. (TEIXEIRA, Núbia Poliane Cardoso. e ARAÚJO, Alberto
Einstein Pereira de. Informática e Educação: Uma Reflexão sobre
novas metodologias. Disponível em:
http://www.hipertextus.net/volume1/artigo13-nubia-alberto.pdf)
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